TRX – Treino em Suspensão

No comments yet

VERSÁTIL. Este é o adjectivo que melhor caracteriza o TRX. Pode ser feito por toda a gente, com níveis de dificuldade muito variados, tendo objectivos de treino muito diferentes e pode ser praticado em qualquer lugar.

TRX – TREINO EM SUSPENSÃO

O TRX, significa Total-body Resistence Exercise. É um treino em que se usa o peso do próprio corpo, e é realizado com ajuda de um kit de cabos suspensos. Como o próprio nome indica, é um treino de resistência para todo o corpo. Esta particularidade tem várias vantagens das quais se destaca os enormes ganhos a nível de autoperceção corporal e de postura, ajudando os praticantes a saber posicionar os ombros, trabalhar melhor a zona da anca para não sobrecarregar a zona lombar e a manter os pés alinhados. Neste artigo poderá conhecer melhor como funciona esta modalidade, os benefícios e vantagens, e ainda, vários exemplos de exercícios de TRX.

Como funciona o TRX

O TRX é um treino funcional, ou seja, o peso utilizado é o peso do próprio corpo. Através de um aparelho leve e prático, formado por tiras de nylon ligados a um gancho, pode realizar mais de 300 exercícios diferentes. Rápidos e eficazes, com um conjunto de vários exercícios TRX conseguirá colocar em prática um treino muito completo, que tirará o máximo desempenho do seu corpo. Este treino pode ser realizado por qualquer pessoa, sendo a dificuldade e intensidade adaptada às capacidades individuais de cada uma delas.

Em termos de material estamos a falar de apenas dois cabos e respectiva fixação que cabem numa bolsa pequena e podem ser levados para qualquer lugar. Nos ginásios costumam estar fixos no tecto, mas também podem ser presos numa porta de casa ou numa árvore na rua, o que lhe confere muita versatilidade a nível de sítio de treino.

Para iniciar o seu treino basta prender o gancho em algo que seja resistente o suficiente para suportar o seu peso. Terá ainda que ter algum espaço livre à sua volta, preferencialmente 1,80 m por 2,40 m de largura, e também, um piso não escorregadio.

Vantagens do TRX

Com o TRX conseguirá realizar um treino muito completo em apenas 30 a 40 minutos,  e, apenas com um aparelho poderá realizar exercícios para todo o corpo. Ao utilizar o peso corporal, o treino TRX torna-se mais funcional e proporciona um desempenho mais eficaz. Com este treino consegue menor desgaste e melhores resultados. Consegue um maior controlo dentro de cada exercício, já que para diminuir ou aumentar a intensidade basta pequenas alterações na posição do corpo.

Benefícios do TRX

Este treino em suspensão irá ajudar a reforçar o equilíbrio, força e resistência muscular. Sendo um treino em que se trabalha com muitos músculos ao mesmo tempo, ajuda também a queimar muitas calorias. Por isso, é um óptimo exercício para queimar gordura localizada e para emagrecer. O TRX irá assim contribuir para o fortalecimento do núcleo muscular, para a definição dos abdominais e na correpção da postura.

Dica: Leia o artigo com exercícios para abdominais, caso queira definir os mesmos.


Leave a Reply