Como funciona o seu Metabolismo

Queres saber como funciona?

Antes de tudo importa referir que todos os seres humanos gastam energia, a toda a hora, para manter as diversas atividades que o organismo desempenha. As células do nosso corpo estão continuamente a trocar os seus átomos e os seus componentes moleculares. De fato, uma grande parte das substâncias celulares é degradada para que novas possam ser sintetizadas.

Esta atividade intensa de construção e desconstrução de substâncias é realizada pela utilização da energia obtida através da degradação de nutrientes orgânicos. Essa dinâmica corporal que ocorre dentro de cada célula chama-se  metabolismo, que em grego significa mudança.

Com efeito, a produção de novas substâncias a partir de outras substâncias mais simples, como por exemplo, a síntese de proteínas, formada por aminoácidos e as reações que acarretam o armazenamento de energia, é conhecida como anabolismo.

A saber, um exemplo deste processo anabólico reside na síntese de proteínas dentro do tecido muscular a partir dos aminoácidos, e na formação de stocks de glicogénio por intermédio do agrupamento de moléculas de glicose.

ampulheta
Anabolismo, catabolismo e metabolismo

 

O anabolismo necessita no seu processo de construção de uma oferta de energia e substratos, ou seja, moléculas menores, adequados à velocidade das suas reações. Desta forma, o anabolismo é o processo responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo.

Desse modo o processo de degradação de substâncias complexas em outras mais simples, como por exemplo, a quebra da molécula da glicose e a sua transformação em energia, água e gás carbono, é conhecido como catabolismo.

 

O catabolismo ocorre quando o organismo está sem energia suficiente e como resultado, procura a destruição dos seus próprios tecidos e reservas. Este processo origina a libertação de aminoácidos e glicose que são convertidos em energia.

O processo digestivo, por exemplo, é um catabolismo, uma vez que transforma macro nutrientes presente nos alimentos em micronutrientes absorvíveis.

 

O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal, portanto a principal hormona catabólicas é a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção das hormonas glucocorticoides, como por exemplo, o cortisol. As principais hormonas anabólicos são a hormona do crescimento (GH), a testosterona e ainda a insulina.

 

Notas:

O perigo de certas dietas rápidas é que perdemos não só apenas gordura, perdemos também massa muscular. Como resultado da perda da massa muscular, ficamos com uma alteração do metabolismo, e isso leva ao efeito conhecido por yo-yo.

Por fim, para um correto emagrecimento existe a necessidade de diminuir a ingestão calórica e de aumentar a atividade física. Após algum tempo o organismo cria habito a essa nova realidade e consequente requer menos energia para as suas funções vitais, e assim, naturalmente o metabolismo estabiliza.

 

 

Fonte: fitness4all

Bons treinos

Main Pulse

Para mais informações sobre como funciona o seu Metabolismo contacte-nos.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.