Medicine Balls – Para que servem e qual deve usar

No comments yet

Certamente que já devem ter visto alguma bola medicinal na área de treino funcional do ginásio ou, até mesmo, na box de cross training. Versáteis e desafiadoras. O acessório pode ser usado como sobrepeso em exercícios tradicionais com o objectivo de torná-los mais dinâmicos, como ferramenta educativa postural para melhorar a dinâmica de movimentos específicos como o Levantamento de Peso Olímpico — o famoso LPO do cross training — e até mesmo para facilitar a mobilidade articular.

Independentemente do peso, para uma pessoa com menos flexibilidade é mais fácil segurar uma bola medicinal para fazer o agachamento profundo do que halteres ou barra com anilhas, por exemplo”, explica Lucas Vilas Boas, personal trainer no Care Club, de São Paulo.
Além destes benefícios, incluir as bolas medicinais no treino tem outro motivo: Elas são usadas em exercícios de potência, que usam força e velocidade. Este tipo de estímulo trabalha diversos músculos ao mesmo tempo e aumenta o trabalho metabólico, o que resulta num maior gasto calórico. Este tipo de exercício também estimula o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico.

ball2

Há três tipos de bolas medicinais: as reactivas, que devolvem a força que foi empregada ao lançá-las, as Slam Balls e as Wall Balls que não reagem ao impacto do arremesso.

As Slam Balls são uma das melhores ferramentas para o treino  funcional pelo aumento da força de lançamento, resistência e potência.

As Wall Balls são utilizadas para treinos de alta intensidade como por exemplo o Crossfit. Estas bolas são excelentes acessórios para melhorar a coordenação e a velocidade de execução e o fortalecimento muscular do atleta.

Todas elas têm sobrecarga. Quanto mais pesadas forem, mais força muscular exigem.

Como escolher a bola adequada?

Tenha cuidado para não cometer o erro mais comum: escolher uma bola mais pesada do que o necessário. Para cada treino, você precisa de um peso diferente. Para escolher o certo, siga essas recomendações:

Treino de velocidade: bolas leves.
Treino de força: Bola maior e mais pesada.
Se perder o controle da bola, utilize uma mais leve.

A Main Pulse conta com diferentes modelos de Medicine Balls para que comece a usá-las no seu treino funcional. Veja quais são os pesos do acessório que estão disponíveis no nosso site e contacto-nos e comece já a ficar em forma.
Seguir estas dicas para fazer exercícios com bola medicinal é importante. Você terá um efeito maior e cuidará de sua saúde.


Leave a Reply