Praticar exercício ou treinar no Inverno

Prepare-se para treinar num inverno que pode ser longo e rigoroso.

Para treinar no inverno devemos, por exemplo, beber bastantes líquidos, poupar as energias, dormir bem. Certamente não se esquece de o fazer, no entanto é sempre bom relembrar. Com a chegada da estação mais fria, é importante reforçar os cuidados para manter a nossa saúde.
O Inverno é sinónimo de chuva, frio, dias mais curtos e muita preguiça! No entanto não devemos ficar sentados no sofá ou então os quilinhos a mais também se vão instalar! Devemos realizar actividades ao ar livre, como correr ou pedalar, mas também manter a nossa alimentação o mais saudável possível, comendo frutas, legumes e saladas – uma sopa é uma excelente solução para o frio.

Os exercícios indoor são perfeitos para esta época do ano. Podemos praticar as nossas modalidades preferidas estando protegidos do tempo mais agreste.

Se gosta de praticar ciclismo, pode sempre substituir a sua bicicleta habitual por uma de cycling.

As sua corridas podem passar a ser realizadas numa passadeira. Assim como a prática do remo também pode ser indoor, escolhendo uma das várias opções de remo indoor.

Com baixas temperaturas, o funcionamento do nosso organismo altera-se e a necessidade de manter a temperatura corporal nos níveis normais faz com que a actividade metabólica e o gasto calórico aumentem, tornando-se uma época excelente para perder peso. No entanto é importante ter contensão, pois estas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer e se não gastarmos energia, armazenamos e ganhamos gordura.

Sabia que:

Praticar exercício melhora a memória, a concentração e a qualidade do sono. Aumenta também o humor e a disposição física e mental, que são tão importantes para o nosso funcionamento.

winter 3
Treinar no frio queima mais calorias!

Quando treinamos no frio, o corpo necessita de mais energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal, logo aumenta a quantidade de calorias queimadas. Com a chegada do inverno, a prática do exercício físico torna-se mais exigente, principalmente se for ao ar livre. Os resultados tendem a melhorar mas os cuidados devem ser maiores.

 

Cuidados para treinar no inverno
  • Tempo para o aquecimento:  o nosso organismo reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor. É assim importante ter uma atenção especial para preparar o corpo para o exercício físico, activando os músculos, favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal.
  • Choque térmico: praticar exercício durante a estação mais fria implica manter as extremidades do corpo com mais protecções: gorros, meias especiais e luvas devem ser usadas. Quanto ao choque térmico, para o evitar deve-se utilizar roupas em camadas e não peças pesadas e exageradamente quentes. As roupas em camadas permitem a sua remoção assim que se começa a transpirar e voltar a vestir se necessário.
  • Motivação para treinar: uma excelente opção é praticar exercício com um grupo ou pelo menos com um amigo, que certamente o vai ajudar a manter a fidelidade ao exercício, até mesmo nos dias mais preguiçosos. Deve-se realizar os treinos nos horários em que o frio é menos intenso. No entanto pode também frequentar um ginásio onde não está frio.
  • Treinar em casa: é fundamental ter um espaço próprio para não haver problemas com móveis ou outros objectos. Deve-se manter a hidratação antes, durante e depois dos exercícios, e utilizar roupas adequadas. No inverno os cuidados devem ser redobrados no que diz respeito ao aquecimento inicial e aos alongamentos.

 

Quais são as vantagens de treinar no inverno?
  • Melhora o rendimento: no inverno o corpo sofre menos desidratação e menor aquecimento. Por consequência isso permite que o gasto energético seja menor durante o exercício. O calor gera desconforto e o corpo utiliza a transpiração e a frequência respiratória para eliminar o calor, concentrando-se nos músculos e no arrefecimento do corpo. Desta forma gasta mais energia e por consequência quanto mais treinar mais energia vai gastar.
  • Melhora a qualidade do sono: praticar 30 minutos de exercícios por dia no inverno melhora a qualidade do sono e o nível de alerta durante o dia. Previne doenças, como por exemplo a depressão e a ansiedade, que são mais comuns nesse período. Melhora também a imunidade e reduz o risco de uma gripe ou constipação.
  • Melhora a atenção: poucas coisas são tão interessante e prazerosas como um treino logo pela manhã, especialmente se for uma manhã de inverno cheia de sol. Realizar actividades ao ar livre proporciona maior libertação de endorfina e por isso melhora a concentração e atenção.
winter 1
3 excelentes exercícios físicos para fazer no inverno

Corrida – É um excelente exercício para ser feito em grupo, tornando-se um bom incentivo para sair de casa. Inegavelmente a corrida traz diversos benefícios para o corpo: reduz a gordura corporal, ajuda na ansiedade e tensão, melhora a qualidade do sono, diminui a pressão sanguínea, … Se não gosta de correr no frio pode sempre optar por uma passadeira de fitness e correr no conforto do seu lar.

Treino Funcional – É um treino mais dinâmico e mais diversificado, fugindo ao convencional treino de musculação, tornando-se assim excelente para o inverno. Saltar à corda ou treinar com kettlebells podem ser excelentes soluções porque permitem trabalhar todo o corpo e são fáceis de transportar. Este tipo de exercício melhora a auto estima, o equilíbrio, coordenação motora, postura, flexibilidade, …

Natação – A natação ajuda a melhorar a respiração, que muitas vezes acaba por ser afectada no inverno. Também fortalece os músculos, melhora o colesterol e eleva a auto estima. Além disso é sempre bom aproveitar uma piscina aquecida – principalmente quando está frio.

 

É possível manter o corpo saudável mesmo naqueles dias mais frios, quando não dá vontade de sair de casa. A prática de exercício físico no frio é recomendada para todas as idades, tomando, naturalmente, os devidos cuidados com alimentação, roupas, frequência e intensidade da actividade. A hidratação é de extrema importância neste período. A recomendação é de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

 

 

Bons treinos

Main Pulse

Para mais informações sobre Praticar exercício no Inverno contacte-nos.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.