Praticar exercício ou treinar no inverno
Para praticar exercício no inverno, treinar no inverno devemos, por exemplo, beber bastantes líquidos, poupar as energias, dormir bem. Certamente não se esquece de o fazer, no entanto é sempre bom relembrar. Com a chegada da estação mais fria, é importante reforçar os cuidados para manter a nossa saúde.
O Inverno é sinónimo de chuva, frio, dias mais curtos e muita preguiça! No entanto não devemos ficar sentados no sofá ou então os quilinhos a mais também se vão instalar! Devemos realizar actividades ao ar livre, como correr ou pedalar, mas também manter a nossa alimentação o mais saudável possível, comendo frutas, legumes e saladas – uma sopa é uma excelente solução para o frio. Prepare-se para treinar num inverno que pode ser longo e rigoroso
Os exercícios indoor são perfeitos para esta época do ano. Podemos praticar as nossas modalidades preferidas estando protegidos do tempo mais agreste.
Se gosta de praticar ciclismo, pode sempre substituir a sua bicicleta habitual por uma de cycling.
As sua corridas podem passar a ser realizadas numa passadeira. Assim como a prática do remo também pode ser indoor, escolhendo uma das várias opções de remo indoor.
Com baixas temperaturas, o funcionamento do nosso organismo altera-se e a necessidade de manter a temperatura corporal nos níveis normais faz com que a actividade metabólica e o gasto calórico aumentem, tornando-se uma época excelente para perder peso. No entanto é importante ter contensão, pois estas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer e se não gastarmos energia, armazenamos e ganhamos gordura.
Sabia que:
Praticar exercício melhora a memória, a concentração e a qualidade do sono. Aumenta também o humor e a disposição física e mental, que são tão importantes para o nosso funcionamento.
Treinar no frio queima mais calorias!
Quando treinamos no frio, o corpo necessita de mais energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal, logo aumenta a quantidade de calorias queimadas. Com a chegada do inverno, a prática do exercício físico torna-se mais exigente, principalmente se for ao ar livre. Os resultados tendem a melhorar mas os cuidados devem ser maiores.
Cuidados para treinar no inverno
- Tempo para o aquecimento: o nosso organismo reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor. É assim importante ter uma atenção especial para preparar o corpo para o exercício físico, activando os músculos, favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal.
- Choque térmico: praticar exercício durante a estação mais fria implica manter as extremidades do corpo com mais protecções: gorros, meias especiais e luvas devem ser usadas. Quanto ao choque térmico, para o evitar deve-se utilizar roupas em camadas e não peças pesadas e exageradamente quentes. As roupas em camadas permitem a sua remoção assim que se começa a transpirar e voltar a vestir se necessário.
- Motivação para treinar: uma excelente opção é praticar exercício com um grupo ou pelo menos com um amigo, que certamente o vai ajudar a manter a fidelidade ao exercício, até mesmo nos dias mais preguiçosos. Deve-se realizar os treinos nos horários em que o frio é menos intenso. No entanto pode também frequentar um ginásio onde não está frio.
- Treinar em casa: é fundamental ter um espaço próprio para não haver problemas com móveis ou outros objectos. Deve-se manter a hidratação antes, durante e depois dos exercícios, e utilizar roupas adequadas. No inverno os cuidados devem ser redobrados no que diz respeito ao aquecimento inicial e aos alongamentos.
Quais são as vantagens de treinar no inverno?
- Melhora o rendimento: no inverno o corpo sofre menos desidratação e menor aquecimento. Por consequência isso permite que o gasto energético seja menor durante o exercício. O calor gera desconforto e o corpo utiliza a transpiração e a frequência respiratória para eliminar o calor, concentrando-se nos músculos e no arrefecimento do corpo. Desta forma gasta mais energia e por consequência quanto mais treinar mais energia vai gastar.
- Melhora a qualidade do sono: praticar 30 minutos de exercícios por dia no inverno melhora a qualidade do sono e o nível de alerta durante o dia. Previne doenças, como por exemplo a depressão e a ansiedade, que são mais comuns nesse período. Melhora também a imunidade e reduz o risco de uma gripe ou constipação.
- Melhora a atenção: poucas coisas são tão interessante e prazerosas como um treino logo pela manhã, especialmente se for uma manhã de inverno cheia de sol. Realizar actividades ao ar livre proporciona maior libertação de endorfina e por isso melhora a concentração e atenção.
3 excelentes exercícios físicos para fazer no inverno
Corrida – É um excelente exercício para ser feito em grupo, tornando-se um bom incentivo para sair de casa. Inegavelmente a corrida traz diversos benefícios para o corpo: reduz a gordura corporal, ajuda na ansiedade e tensão, melhora a qualidade do sono, diminui a pressão sanguínea, … Se não gosta de correr no frio pode sempre optar por uma passadeira de fitness e correr no conforto do seu lar.
Treino Funcional – É um treino mais dinâmico e mais diversificado, fugindo ao convencional treino de musculação, tornando-se assim excelente para o inverno. Saltar à corda ou treinar com kettlebells podem ser excelentes soluções porque permitem trabalhar todo o corpo e são fáceis de transportar. Este tipo de exercício melhora a auto estima, o equilíbrio, coordenação motora, postura, flexibilidade, …
Natação – A natação ajuda a melhorar a respiração, que muitas vezes acaba por ser afectada no inverno. Também fortalece os músculos, melhora o colesterol e eleva a auto estima. Além disso é sempre bom aproveitar uma piscina aquecida – principalmente quando está frio.
É possível manter o corpo saudável mesmo naqueles dias mais frios, quando não dá vontade de sair de casa. A prática de exercício físico no frio é recomendada para todas as idades, tomando, naturalmente, os devidos cuidados com alimentação, roupas, frequência e intensidade da actividade. A hidratação é de extrema importância neste período. A recomendação é de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.
Bons treinos
Para mais informações sobre Praticar exercício no Inverno contacte-nos.
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.