Treino ou exercício em suspensão – Yoga, Pilates e TRX

Primeiramente importa referir que os treinos em suspensão são uma forma de treino que une o equilíbrio e a coordenação com o propósito de melhorar o condicionamento físico.

Os treinos em suspensão são desafiantes!

Desafiam todo o nosso corpo com movimentos em todos as direções e assim podem-se trabalhar músculos específicos e tonifica-los com mais precisão.
São treinos que nos ajudam a aumentar a nossa força, e a nossa resistência muscular. Além disso, se acrescentamos alguns complementos como por exemplo, uma bola , um bosu (air step) ou até um tapete, a qualidade e a quantidade de exercícios possíveis multiplica-se.

 

O que é possível alcançar?
  • Desenvolvimento do controlo corporal;
  • Diminuição da incidência de lesões;
  • Melhoria da flexibilidade;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Melhoria da performance atlética;
  • Efeito positivo na saúde da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico.

 

Mantenha o seu corpo em grande forma enquanto trabalha a sua mente!

Está curioso? Certamente que sim.

Conheça um pouco destas modalidades.

Treino em suspensão – Yoga

Esta modalidade é uma mistura de Yoga tradicional, Pilates e movimentos de dança, e é praticada num tecido de suspensão totalmente adequado para o efeito.

Neste tecido podemos realizar posições típicas do Yoga para libertar a tensão muscular, alongar o corpo, trabalhar a força e a flexibilidade sem esquecer o equilíbrio.

Quando estamos em suspensão os músculos do nosso corpo ficam ativos, especialmente os músculos do abdómen porque ficam com a tarefa de nos equilibrar no tecido, ou seja, o trabalho muscular é intenso.

 

Benefícios desta modalidade

 

Proteção das articulações:

É uma atividade de baixo impacto, não afeta as articulações, pelo facto de estarmos suspensos.

Consciência corporal:

A correção da nossa postura torna-se essencial para esta prática. Passamos a conhecer cada parte do nosso corpo, sobretudo a forma como se comporta e se move em cada posição (asana).

Costas mais relaxadas / descompressão das vértebras:

Os movimentos (asanas) de inversão são mais fáceis de executar com a utilização dos tecidos. Essas posturas ajudam a descomprimir as vértebras e a relaxar especialmente os músculos das costas mas também de toda a coluna.

Coordenação:

Esta prática permite-nos a coordenação intermuscular. Para realizar os diferentes movimentos é necessário a concentração e coordenação e os tecidos têm aqui um papel muito importante.

Trabalho com o nosso peso corporal:

Quando trabalharmos suspensos no ar, treinamos apenas com o peso do nosso próprio corpo, e isso é inesperadamente apenas o que precisamos.

 

suspensao_2

Treino em suspensão – Pilates

Esta modalidade é semelhante ao Yoga em suspensão.

Nesta caso são praticados os exercícios clássicos do Pilates e ainda outros movimentos. Tal como no Pilates tradicional é extremamente importante a respiração,que deve ser pausada e profunda. São igualmente importantes a contração abdominal e também o alinhamento correto da coluna.

O Pilates foi criado no final do século XX pelo alemão Joseph Pilates e tem como objetivos principais a melhoria da postura e do equilíbrio, da respiração ao mesmo tempo que fortalecimento de todos os grupos musculares.

Existem várias modalidades do Pilates, mas esta é a modalidade mais recente. Desenvolvida para incrementar o método tradicional  com acrobacias. Vale a pena experimentar! Sem sombra de dúvida.

Esta modalidade, acima de tudo traz benefícios para o corpo e para a mente.

Os exercícios são realizados num tecido suspenso chamados de Hammock ou Columpio, que significam balanço.

A gravidade e a instabilidade são usadas para desafiar os praticantes e ao seu equilíbrio.  Por melhorar o equilíbrio é excelente para os mais velhos e é extremamente lúdica para os mais novos.

É ainda muito interessante para quem tem problemas de coluna, pois quando se realizam os exercícios na posição invertida, estes provocam a descompressão na coluna e por certo acaba por aliviar as dores.

Além de tudo isso tem ainda uma influencia positiva nos quadros de insónia, uma vez que estimula a circulação sanguínea e linfática.

é sem dúvida uma modalidade para todos. Qualquer pessoa pode praticar esta modalidade a menos que não goste de ambientes aéreos.

 

Benefícios desta modalidade

 

Diminuição do stress
Melhoria do equilíbrio
Coordenação motora
Aumento da capacidade de concentração
Alivio de dores
Descompressão da coluna vertebral e outras articulações
Ganho de força
Desenvolvimento de flexibilidade
Definição da musculatura
Melhoria da postura e consciência corporal
Aumento da resistência física

 

suspensao_1

Treino em suspensão – TRX

Por último iremos abordar o TRX. Esta modalidade também é conhecida como fita suspensa. Permite um treino rápido e eficaz tornando-se semelhante ao Yoga ou ao Pilates.

Assim como as outras duas modalidades apresentadas, o TRX também utiliza o peso do próprio corpo recorrendo a um acessório –  um par de fitas reguláveis que ficam presas ao teto ou na parede, onde se encaixam as mãos ou os pés.

Este Sistema, também conhecido como Exercícios de Resistência Total, refere-se a uma forma especifica de treino de suspensão que utiliza equipamentos desenvolvidos pelo ex-US Navy SEAL Randy Hetrick.

Neste sistema utiliza-se o peso corporal para desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade central simultaneamente. Desta forma permite o treino de desempenho aproveitando a gravidade e o peso corporal do utilizador para completar os exercícios.

 

Benefícios desta modalidade

 

Alto gasto calórico:

É possível queimar, em média, até 850 calorias. Em apenas meia hora, por exemplo, podes perder entre 300 a 700 calorias.  Além de perderes massa gorda neste exercício aeróbico completo, ainda consegues sentir-te mais ágil, flexível e tonificado.

Treino curto:

É possível ter um treino bastante completo em apenas 30 minutos. Certamente que para quem não tem muito tempo para praticar exercício, o TRX pode ser a opção ideal.

É barato:

Quando comparado com outros equipamentos, as fitas de TRX são relativamente baratos.  Assim se pensares que não precisas de estar num ginásio para praticares esta modalidade, então ainda mais barato fica.

É portátil:

O equipamento de TRX é bastante pequeno, cabendo, por isso, facilmente numa bolsa ou numa mochila.

Resultados rápidos:

Oferece bons resultados rapidamente e com pouco esforço. Como o treino é completo e muito intenso, basta ser realizado 3 vezes por semana. Desta forma o nível da flexibilidade são visíveis após um mês.

Postura e a coordenação:

O TRX é uma ótima opção para os problemas de postura e / ou melhoria da coordenação. Melhora inegavelmente o equilíbrio muscular, estático e dinâmico,e fortalece simultaneamente a coluna vertebral.

Desenvolve a capacidade física:

Trabalha a força, a resistência, a flexibilidade, a capacidade cardiorrespiratória e os músculos. Quem pratica este tipo de exercício sente-se mais saudável e mais forte.

Peso do corpo:

Utiliza apenas o peso do corpo para a realização dos treinos. Desta forma este sistema evita que a utilização de mais peso do que aquilo que realmente se é capaz, diminuindo o risco de lesões.

 

 

Importante: É necessário perceber onde se pode prender as fitas de nylon. O teto, uma porta fechada ou uma árvore são excelentes opções.

Atenção: É fundamental a máxima atenção e que fiquem assegurados 3 aspetos:

  • O ponto de ancoragem suporta o teu peso
  • O espaço livre de pelo menos 1,80m de altura e 2,40m de largura
  • Que o chão não escorregue.
suspensao_3

Notas finais:

Se eventualmente após esta leitura ficou com interesse em alguma das modalidades ou mesmo até em todas saiba que a Main Pulse tem meteriais para todas elas.

Mas saiba principalmente que poderá retirar todas as suas dúvidas antes de avançar. Estamos cá para ajudar.

 

Bons treinos

Main Pulse

Para mais informações relativas a Treino em suspensão contacte-nos.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.