Vamos remar? Conheça os benefícios do remo.

Para praticar remo é necessário estar atento aos sinais do corpo, ao movimento que será feito. Jovens, adultos e até idosos podem praticar, tendo sempre que respeitar a sua amplitude de movimento.

Os iniciantes, devem estar estar atentos à postura, para não executar de forma errada e comprometer a região lombar, assim como os praticantes que tenham lesões nas articulações, estes devem sempre, antes de começar a praticar remos, procurar um ortopedista.

remar1

Benefícios do remo

1. Saúde cardiovascular: Quando se rema, o nosso batimento cardíaco permanece consistentemente elevado, o que significa que este  treino pode melhorar a sua saúde cardiovascular e aumentar a sua resistência.

2. Desempenho muscular: Quando se rema, não estamos apenas a fazer exercícios para a parte superior do corpo. Os movimentos executados no remo incluem a combinação de treino de leg press e movimentos de puxar, isso envolve impulso, finalização e recuperação, o que, por sua vez, exige um grande esforço de pernas e núcleo, além dos braços.

3. Queima de calorias: O número de calorias eliminadas enquanto rema depende do seu corpo e da intensidade com que realiza o exercício, no entanto este é sempre um exercício que definitivamente aumenta a sua queima.

Em média, um treino de remo de 60 minutos queima entre 250-600 calorias.

4. Baixo impacto: Embora a forma adequada seja importante para colher os benefícios do remo, este é um exercício que, quando realizado corretamente, tem um nível de impacto significativamente menor do que outras alternativas.

5. Perfeito para parceiros de treino: O remo pode ser intimidante no início, mas se tem um amigo ou treinador, pode ser mais agradável e a confiança com os movimentos vai melhorar. Também é um exercício que tecnicamente é social, perfeito para desporto coletivo.

Esquema de treino com REMO

Comece com 6 séries de remadas de 3 minutos cada série, com dois minutos de descanso entre elas.  Assim que esteja à vontade com esta técnica e consiga fazer 3 séries de 8 minutos, com dois minutos de descanso entre cada uma, está pronto para este treino de remo.

Aqueça durante 2 a 3 minutos com a resistência no nível 4. Depois faça três séries de 10 remadas, com cada série cada vez mais resistência (vá mudando a resistência da máquina): leve, moderada e forte.

Descanse durante 3 minutos.

Faça 3 séries:

Uma de 3 minutos com 24 remadas por minuto;

Uma de 2 minutos com 26 remadas;

Uma de 1 minuto com 28 remadas.

Quando completar uma série, passe logo para a próxima sem descanso.

Final:

Alongue as suas pernas, braços e costas.

Nota:

Comece a remada fazendo força com as pernas e não com as costas ou com os braços; depois puxe os remos até ao seu esterno.

Na volta mantenha as pernas baixas enquanto o remo se distância do seu corpo, dobre o torso sobre as ancas, e dobre os joelhos para voltar à posição inicial, e volte a puxar o remo.

Remar é um exercício que, quando realizado corretamente, tem um nível de impacto significativamente menor do que outras alternativas.

Praticar remo ajuda a fortalecer os membros do corpo, aumenta a resistência física e melhora a saúde das articulações.

H2O_50

Para mais informações contacte-nos.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.