Neste artigo tentamos tirar algumas dúvidas do que são Blocos de yoga – para que servem?

Os blocos de yoga são acessórios perfeitos para ajudar a realizar as posturas (asanas) de yoga.

Se forem principiantes são um bom companheiro para a evolução. Se forem praticantes experientes são excelentes para dar mais altura, conforto e apoio lombar. São adequados para movimentos estáveis e confortáveis, mantendo o equilíbrio. Os blocos devem ser leves, fáceis de usar, servindo de apoio para os quadris e joelhos, bem como para a coluna, mãos e pés. Especialmente para servir de suporte para posturas no chão que serão mais difíceis de alcançar. Para tal bastará movimenta-los nas varias posições e alturas possíveis. Também podem substituir as almofadas de meditação nos momentos de restabelecimento do equilíbrio e apoio para a coluna ao sentar.

 

Com os blocos é possível trabalhar o alongamento, o suporte e o fortalecimento.

  • Alongamento: Quando a postura não é muito confortável e não se beneficia da mesma, o bloco ajuda a evitar o esforço exagerado e melhora o alinhamento.
  • Suporte: Quando a postura desafia a flexibilidade, o bloco pode facilitar a postura, libertar a tensão e evitar as lesões.
  • Fortalecimento: Quando as posturas são desafiadoras e exigem força para as manter, o bloco pode manter o alinhamento, melhorar o controlo e aumentar a força.

 

Quais são os materiais dos blocos?

Eva: São leves e macios. Excelentes para os principiantes.
Cortiça: Oferecem uma boa aderência e são (um pouco) mais pesados. São ecológicos.
Madeira: O material original dos blocos. São resistentes e duradouros. Excelentes para os praticantes mais experientes.

 

 

Manutenção dos blocos:

Deve-se limpar e higienizar os blocos com frequência, utilizando para isso um pano macio, humedecido com água e sabão neutro.
Depois de limpos devem-se deixar secar antes de os guardar ou voltar a usar.

 

Ainda não experimentou? Vale bem a pena! Ajudam na amplitude, alinhamento e estabilidade dos movimentos, previnem lesões e permitem uma evolução mais confiante, pois podem ser usados para diminuir ou aumentar o grau de dificuldade dos desafios.

bloco 1

Para mais informações acerca do artigo Blocos de yoga – para que servem? contacte-nos.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.