Metabolismo – Acelerar o metabolismo para emagrecer
O metabolismo é um conjunto de processos através dos quais o organismo obtém e utiliza toda a energia necessária no dia a dia, ou seja, todas as atividades que garantem o normal funcionamento do nosso corpo gastam ou produzem energia, assim o metabolismo, de uma forma simples, é a soma de tudo isto.
Inegavelmente, a temática do metabolismo está na ordem do dia, já que é frequentemente utilizado para justificar o ganho de peso. Expressões como” o meu metabolismo é muito lento, por isso não consigo emagrecer”ou”tenho problemas de tiróide e por isso o meu metabolismo é mais lento” são muitas vezes,utilizadas neste contexto.
Mas afinal o que é o metabolismo?
O metabolismo está, portanto, relacionado com o gasto de energia que o nosso corpo tem ao longo de todo o dia e consiste num conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo para transformar e utilizar a energia obtida através dos alimentos.
Uma das regras mais básicas a seguir quando se está num processo de perda de peso, é que o gasto energético diário associado a esse metabolismo, tem de superior ás calorias ingeridas através da alimentação. No entanto, a perda de peso não resulta apenas, e exactamente desta equação.
Atenção: As calorias não são todas iguais.
O metabolismo corporal é determinado, essencialmente, por 3 factores:
1- Atividade física: exercícios de baixa a de alta intensidade. Estes podem representar até 30% do total do gasto calórico diário. Para além de aumentar o gasto energético, promovem o aumento da massa muscular.
2- Efeito Térmico dos Alimentos (ETA): 10% do total das calorias ingeridas são utilizadas para fazer a digestão. Por essa razão as refeições frequentes, num processo de perda de peso, fazem todo o sentido.
Uma alimentação saudável e equilibrada, tem que incluir alimentos certos e têm que ser bem distribuídos ao longo do dia, a fim de terem uma influência direta no ritmo do metabolismo.
3 -Taxa Metabólica Basal (TMB) ou seja metabolismo em repouso(60-70%): indica a quantidade de calorias que são necessárias e que temos que ingerir para manter as nossas funções vitais, como por exemplo, a respiração, a temperatura corporal, a actividade cerebral ou o batimento cardíaco (em repouso).
A idade, o género, composição corporal, são alguns dos componentes que podem influenciar a TMB. Por exemplo,quanto maior for a composição de massa muscular, maior é o metabolismo uma vez que é um tecido metabolicamente activo, por essa razão precisa de energia para se manter, ao invés do tecido adiposo. Uma pessoa mais jovem, tem, naturalmente, uma taxa metabólica superior a uma pessoa mais velha.
Maneiras de acelerar o metabolismo para emagrecer:
TOME SEMPRE O PEQUENO-ALMOÇO: É a refeição mais importante do dia. Uma das razões é porque fornece energia para enfrentar o dia e também acelera o corpo.
INGIRA MAIS VITAMINA D: A vitamina D é essencial para preservar o tecido muscular que acelera o metabolismo. Pode encontrar a dose diária recomendada (400 UI/dia) em peixes como salmão, atum, camarão, tofu, leite, cereais e ovos.
BEBA CAFÉ OU CHÁ: A cafeína estimula o sistema nervoso central e uma dose diária pode ativar o metabolismo entre 5 e 8%. E o chá é igual. Segundo um estudo japonês, esta bebida pode acelerar em 12%.
COMA INGREDIENTES PICANTES: Segundo uma pesquisa da Universidade da UCLA (EUA), uma alimentação com capsaicina, uma substância química encontrada em alimentos condimentados, como pimentas, duplica o gasto calórico várias horas após a ingestão.
BEBA MAIS ÁGUA: Beber 1,5 litros de água fria por dia pode ajudá-lo a queimar mais calorias. E porquê fria? Segundo estudos alemães, o trabalho que o corpo tem de realizar para aquecer a água ajuda a acelerar.
FAÇA CARDIO: De acordo com um estudo, o treino aeróbico pode fazer queimar quase 200 calorias 14 horas após a sessão.
Quer resultados ainda melhores? Aposte no HIIT!
Nota final: Músculos
Quanto mais músculos tiver, mais calorias queimará, não importa o que estiver a fazer.
As células musculares requerem mais energia de manutenção do que as células de gordura, por isso, pessoas com mais músculo do que gordura tendem a ter um metabolismo mais acelerado.
À medida que envelhecemos, tendemos a ganhar gordura e perder músculo. Isso explica por que o seu metabolismo pode abrandar à medida que envelhece.
Em geral, os homens tendem a ter um metabolismo mais rápido, porque têm mais massa muscular, ossos mais pesados e menos gordura corporal do que as mulheres.
Os genes também desempenham um papel no tamanho do músculo e na capacidade individual de ganhar massa muscular, e ambos os fatores afetam o seu metabolismo.
Fonte: fitness4all