Treino HIIT e Perda de Peso
Obesidade é, certamente, uma das epidemias do século XXI, a saber, mais de metade da população mundial tem excesso de peso devido em grande parte a uma alimentação hipercalórica e um estilo de vida sedentário. Cada vez mais as pessoas procuram combater esse flagelo com diversas dietas e exercício físico.
A alimentação é uma das chaves para a melhoria da nossa saúde.
A par de uma alimentação equilibrada, o Treino HIIT (High Intensity Interval Training) desenvolvido pelo Japonês Izumi Tabata, é um dos métodos mais eficazes para a perda da massa gorda.
O treino HIIT é uma estratégia de exercício físico que alterna períodos de exercício anaeróbicos curtos e intensos com períodos menos intensos de recuperação. Este tipo de treino é rápido, intenso e queima mais calorias do qualquer outro.
Mas o que é que realmente torna este método de treino tão efetivo? O que realmente acontece num treino HIIT?
- Sessões de treino de alta intensidade: a frequência cardíaca fica entre 70% e 100% da sua frequência cardíaca máxima individual durante o treino. A duração de cada série pode variar de 20 segundos até cerca de 2 minutos.
- Tempos de recuperação: O objetivo é permitir que a frequência cardíaca desacelere e permitir que o corpo e mente se preparem para dar tudo durante o próximo período de exercícios.
Vantagens:
A principal vantagem é a aceleração do metabolismo e dos processos de queima de gordura, ou seja, o aumento geral da resistência aeróbia. Utilizar os benefícios do efeito EPOC, (excess post exercise oxygen consumption), a saber, excesso de consumo de oxigénio pós-exercício, isto é, a capacidade que o corpo tem em continuar a consumir calorias mesmo depois do treino ter terminado.
Durante o EPOC o metabolismo mantém-se em média 15% acima do normal, mesmo em período de descanso, considera-se que o objetivo principal seja a restauração dos níveis fisiológicos normais utilizando como fonte energética principal para este processo a gordura.
No entanto existem outras vantagens:
- Durante um treino HIIT, o corpo é capaz de queimar calorias, assim como manter a construção da massa muscular, o que significa que se tem o melhor dos dois mundos.
- Além disso o impulso no metabolismo tem variados efeitos, mais positivos sobre a saúde que vão muito além da queima de calorias, tais como:Melhorar os perfis de colesterol;Diminuir a pressão sanguínea;Melhorar a saúde cardiovascular;Estimular a sensibilidade à insulina, que por consequência ajuda os músculos em atividade a usarem a glicose na obtenção de combustível para produzir energia.
Não esquecer que quanto mais intenso for o treino maior será o tempo que o corpo precisa para recuperar, mantendo o metabolismo acelerado. Se treinar mais ou menos, irá obter mais ou menos resultados.
Comprove:
Uma sessão de HIIT de vinte e sete minutos, três vezes por semana, ou seja, um total de 81 minutos – produz os mesmos benefícios anaeróbicos e aeróbicos do que 60 minutos de treino cardio aeróbico cinco vezes uma semana, isto é, um total de 300 minutos. Vale a pena comprovar!
Fonte: fitness4all
Bons treinos
Para mais informações acera do Treino HIIT e Perda de Peso contacte-nos.
Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais.