O que são calorias???

A caloria é a unidade de medida usada para a energia em forma de calor. Para perder 1 Kg quantas calorias são necessárias?

Segundo o químico americano Wilbur Olin Atwater, que queimou vários alimentos no seu laboratório, e mediu a quantidade de energia que cada um libertava, na forma de calor, serão necessárias 9 mil calorias gastas para perder 1 Kg.

Queimar calorias não é difícil e também não demora muito. Existem exercícios orientados para esse efeito, como por exemplo, 50 min de Body Pump ou 25 min a saltar à corda. O importante é fazer um treino variado, diversificado, de cardio e musculação, e que trabalhe os vários grupos musculares. Este tipo de exercício pode ser realizar no ginásio mas também na nossa casa ou até mesmo no nosso local de trabalho.

Nos ginásios existem enumeras soluções de equipamentos e exercícios. As passadeiras, as bicicletas, os remos e outros equipamentos Cardio são excelentes para a perda de calorias. Correr a um ritmo moderado durante uma hora pode queimar cerca de 900 calorias. Saltar à corda durante 15 min é equivalente a correr 30 min em velocidade moderada; sendo que poderá queimar sensivelmente 725 calorias/hora.

Pode também realizar um circuito cardio mais intenso com a realização de vários exercícios num curto espaço de tempo. Por exemplo, o agachamento com salto. Pode agachar e saltar em sequência: 4 séries de 40 Seg. com intervalos para descanso de 30 segundos.

Queimar calorias em casa ou no trabalho

Se não tem o hábito de fazer exercício deverá iniciar lentamente e aumentar gradualmente a intensidade. Desta forma vai habituando o corpo. Deverá também procurar saber se está apto para o exercício consultando um médico. A saúde é muito importante!

Em casa:

Os agachamentos e os abdominais são dois exemplos de exercícios que podem ser feitos em casa. Têm resultados visíveis mais rápidos e exigem pouco espaço disponível para os realizar. Se pretender utilizar algum elemento no seu exercício poderá optar por utilizar, por exemplo, halteres que irão intensificar a queima das calorias. Nunca saem de moda e não ocupam muito espaço.

Gosta de dançar ou saltar à corda?

Quando dançamos queimamos calorias, que podem ser mais ou menos dependendo da intensidade e do estilo de dança. Além disso também nos divertimos!

Saltar à corda é um excelente exercício. Podemos queimar tantas calorias como a correr, e uma vez mais, o espaço exigido é muito pouco.

No trabalho:

Ficar na mesma posição durante um longo período de tempo não é benéfico, independentemente se o seu trabalho exige ficar sentado ou em pé. Dentro do possível deverá alternar as posições. Queima mais calorias quando se levanta com frequência e fica cerca de 90 Seg. em pé. É a frequência e a alternância que têm mais impacto no gasto de energia.

Esta prática é o mínimo possível, pois não podemos considera-la como exercício. Excelente será existir espaço no nosso local de trabalho dedicado para este efeito, um corporate gym, com equipamentos e acessórios adequados ao exercício físico. Não só melhora o corpo como também melhora a mente e por consequência melhora o rendimento profissional.

Quanto exercício se deve fazer (por semana) para queimar calorias e perder peso?

Para reduzir o risco de mortalidade (por qualquer causa), melhorar a saúde mental e aumentar a qualidade do sono, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendava, até há bem pouco tempo, que as pessoas entre 18 e 64 anos fizessem no mínimo 150 minutos semanais de actividade física aeróbica moderada, ou 75 minutos se fosse vigorosa. No entanto estabeleceu um limite na sua recomendação: no máximo, 300 minutos de actividade moderada e 150 minutos de exercício físico intenso. Recentemente, a O.M.S. alterou esse máximo em mínimo para quem quer desfrutar de benefícios extras para a saúde.

O professor de nutrição da Universidade de Kentucky (EUA), Kyle Flack, apresenta num estudo que publicou na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, um número bem diferente. Se nosso objectivo é perder peso, precisamos gastar mais de 1.000 calorias por semana. Para atingir esse número teremos de fazer pelo menos 5 horas de exercícios de intensidade moderada, isto, se não quisermos fazer grandes mudanças na nossa dieta.

Pensar, queima calorias?

Sim. Exercitar-se queima calorias. Então se pensar é colocar o cérebro a trabalhar, pensar queima calorias!

O cérebro consome cerca de 10% a 20% das calorias gastas pelo corpo. Isso representa 260 calorias por dia, para uma pessoa com um gasto energético de 1.300 calorias (média comum em pessoas sedentárias).

Atenção! Não é muito! Se passarmos sessenta minutos de pé numa fila, gastamos muito tempo mas poucas calorias!  É muito pouco. Seria necessário muitos pensamentos!…

O melhor mesmo é fazer exercício!

 

Bom treino!